Compensados

As chapas de madeira compensada, ou simplesmente compensados, são painéis produzidos a partir de lâminas de madeira, as quais são prensadas com resina em altas temperaturas a fim de garantir a colagem e estabilização do produto. Em alguns lugares do país também são chamados de madeirite, contraplacado ou placa de madeira.

A maior parte dos compensados é produzida com lâminas de madeira, as quais são obtidas através do processo de laminação das toras. Depois de extraídas, as lâminas são cortadas em tamanhos específicos e recebem adição de cola (também chamada de resina). Para a montagem do compensado, as lâminas com cola são sobrepostas, umas às outras, de forma perpendicular, a fim de proporcionar o cruzamento das fibras da madeira, o que garante ao produto maior resistência mecânica.

Existem também outros tipos de chapas, que são produzidas de forma diferente dos compensados tradicionais. Um desses produtos é o compensado sarrafeado, utilizado principalmente na indústria moveleira, e cuja montagem é feita com lâminas de madeira apenas nas extremidades, sendo o miolo preenchido com madeira maciça (sarrafos), de onde se origina o nome do produto.

Outro produto existente na linha de chapas é o OSB (sigla em inglês para a expressão Oriented Strand Board, em português Painel de Tiras de Madeira Orientadas). Nesse produto não são utilizadas lâminas inteiras de madeira, mas sim lascas (ou tiras) de madeira de pinus, às quais igualmente recebem cola e são prensadas em alta temperatura para obtenção do painel.

As chapas de madeira compensada são em geral produzidas com madeira de pinus, de origem reflorestada. No entanto, conforme a finalidade do uso, também podem conter outras espécies na sua composição, como virola, paricá, sumaúma, eucalipto, entre outras essências nativas e exóticas.

Em relação à colagem, existem resinas que garantem colagem à prova d´água, como é o caso da resina fenólica, e outras que não toleram contato com a umidade, como a cola branca. A resina fenólica, também chamada de WBP (sigla em inglês para a expressão Wheather and Boil Proof, ou, em português, À Prova d’Água e Fervura), tem em sua composição fenol-formaldeído, material que garante à colagem alta resistência à umidade. Já a Resina MR ou cola branca, é composta por ureia-formaldeído, o que lhe garante uma resistência muito baixa à umidade, não sendo, portanto, considerada à prova d´água.

A principal aplicação dos compensados são as indústrias da construção civil, moveleira, naval e de implementos rodoviários. Mas pela sua versatilidade, o produto também pode ser usado em diversos outros usos, tais como decoração, embalagens e utensílios diversos.